Festival Materiais Diversos…

O Festival Materiais Diversos (fMD) é um festival de artes performativas que conjuga as dimensões local, nacional e internacional. O projecto nasceu em Minde, onde mantém o seu centro nevrálgico, e estende hoje a Alcanena e Torres Novas os seus palcos. Iniciado em 2009 sob a direcção artística do coreógrafo e programador Tiago Guedes, e atualmente com direcção artística de Elisabete Paiva, o Festival cumpre a necessidade premente de oferecer às populações fora dos grandes centros urbanos a possibilidade de fruir de uma oferta cultural vibrante e contemporânea.

O fMD já se afirmou como potenciador de valor económico, cultural e social, contribuindo para a dinamização do Médio Tejo, reabilitando estruturas, impulsionando o comércio e gerando fluxos de visitantes redobrados a cada edição.

O fMD oferece anualmente à população, uma programação exigente de artes performativas – dança, teatro e música -, incluindo propostas de artistas consagrados, jovens criadores, e espectáculos para a infância e juventude, com tónica para projectos que integram a participação da comunidade, em articulação com as associações, indústria e outros locais.

Paralelamente, outras actividades programadas ao longo do ano nos municípios parceiros (ver programação regular), fomentam a formação de públicos e o pensamento crítico – espectáculos, projectos participativos, conversas, conferências e workshops para públicos específicos, através da dotação de ferramentas que permitem gerar empatia e melhor interpretar as propostas artísticas.

O fMD desenha consistentemente um mapa do que de mais pertinente se cria hoje.

A organização do Festival agradece particularmente à população de Minde e parceiros que têm apoiado o crescimento desta iniciativa, através do alojamento a equipas, produtos, serviços ou unicamente pelo seu entusiasmo e adesão.