Jardim Infantil de Minde

As coisas quando vistas à distância tornam-se sempre um tanto vagas e imprecisas se, para se observarem, não se dispuser de instrumentos de visão de longo alcance.

É também o que acontece com os factos passados, nem que sejam relativamente recentes, se para serem descritos com algum rigor, não houver dados concretos e testemunhos fidedignos, como fontes de informação, porque, na verdade, a memória dos homens é curta.

Vem isto a propósito da Associação Pró-Infância Roque Gameiro que, apesar de ser da história contemporânea, não deixa de ter o seu passado já um tanto nebuloso.

A sua origem remonta ao início da segunda metade do século passado, se não um pouco antes, pois que a oficialização duma qualquer instituição pressupõe sempre um percurso mais ou menos longo no corta-mato da mobilização de vontades e da ultrapassagem de burocracias. De concreto sabe-se que a A.P.I.R.G. tem como data da sua fundação o dia 19 de Janeiro de 1951, conforme consta de uma bandeira ainda existente.

A instituição tinha por finalidade ajudar a resolver as complicadas situações familiares resultantes da acumulação de funções das mulheres que eram ao mesmo tempo operárias e mães de crianças de tenra idade, propondo-se criar, para tanto, um infantário onde elas pudessem ser devidamente assistidas durante o impedimento das mães nos seus tempos de trabalho fora de casa.

Estabelecimento público de ensino, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Alcanena, destinado а educação pré-escolar.

Rua das Escolas Novas
2395-158 MINDE
Telefone: 249849309