O Rancho Folclórico do Covão do Coelho, sediado no lugar do Covão do Coelho, foi fundado em 12/9/1980, é um dos mais legítimos representantes do folclore da região norte do Ribatejo, é membro da Federação Portuguesa de Folclore e está inscrito no INATEL.
O seu vasto trabalho de recolha a todos os níveis, desde as danças  e cantares, de predominância burguesa, aos trajes, à gastronomia, às expressões de índole religiosa e à etnografia agrícola constituem a base das suas actuações, que têm merecido os mais rasgados elogios da parte das autoridades na matéria.

E assim se vestia antigamente…

Os seus trajes tentam aproximar-se dos costumes locais, assentando em cotins e riscados de uso prevalente no verão, serrubeco, riscadilho e fazendas grossas no inverno.
O homem usa calça e colete de fazenda, serrubeco ou cotim, chapéu ou barrete, sapatos de carneira com tacão de prateleira e cinta. Cor preta, excepto a camisa, que é branca de linho ou popelina, no traje domingueiro, e de riscado nos trajes de semana.
A mulher veste saia de riscado geralmente escura, blusa de chita, meias de algodão castanho, sapatos de carneira amarela e lenço de cachené na cabeça. No inverno as saias são de riscadilho ou estamenha e, pela cabeça, além do lenço, uma saia preta de fazenda. Completa com uma algibeira de lado, e avental também de riscado.

De Norte a Sul…

O Rancho tem tido actuações do maior relevo na região e por todo o país, e preocupa-se em desenvolver culturalmente a localidade, para o que promove conferências e encontros de flocloristas, cantar as janeiras de porta em porta entre o Natal e os Reis, e cantar igualmente às almas na Sexta feira santa. Realiza ainda anualmente um festival de folclore.
As suas danças são essencialmente fadinhos, passos de quatro, verde gaios, modas a dois passos e fandango.
O Rancho Folclórico do Covão do Coelho pode, com toda a justiça, considerar-se uma parte importante de cultura, não só a nível local como em toda a região em que se insere.

Morada

2395 Minde, Alcanena

Telefone

249 840 395

Telemóvel

912 335 851

E-mail

rfccc.covaodocoelho@gmail.com